Cannes 2021

Hoje, dia 17 de julho, foram anunciados os grandes vencedores da 74ª Edição do Festival de Cannes. Pela segunda vez, (sim, apenas a segunda vez), um filme dirigido por uma mulher ganhou o principal prêmio do festival. Titane é o segundo longa-metragem da diretora francesa Julia Ducournau e foi laureado com a Palma de Ouro. Segundo diversas críticas, foi um filme que incendiou Cannes! Parece ser uma obra super excêntrica, o que faz muito sentido ao pensarmos sobre o primeiro filme da diretora, Raw (que eu amei). Titane será lançado pela MUBI ainda esse ano e eu confesso que estou muito ansiosa para assistir.

A noite de premiações começou com uma gafe inesquecível do presidente do júri, Spike Lee. Ao ser questionado qual era o primeiro prêmio, o diretor norte americano prontamente anunciou a vencedora da Palma de Ouro. Seus companheiros do júri, Mélanie Laurent e Tahar Rahim, ajudaram Lee a compreender seu erro e a cerimônia recomeçou, com um gosto agridoce.

Em seu discurso, a diretora Julia Ducournau agradeceu pela noite imperfeita, lembrou de quando assistia a premiação na televisão e pensava que todos os filmes que ganhavam deveriam ser perfeitos. “E, nessa noite, eu estou nesse palco, mas eu sei que meu filme não é perfeito – eu acho que nenhum filme é perfeito pelos olhos daqueles que o fizeram. Poderíamos até dizer que o meu é monstruoso”.

O Piano, de Jane Campion, era o único filme dirigido por uma mulher que fora laureado com a Palma de Ouro, em 1993.

E o Brasil não saiu de mãos abanando do festival! Jasmin Tenucci ganhou a Menção Honrosa pelo seu curta-metragem Céu de Agosto, na competição principal. E Rodrigo Ribeyro ganhou o terceiro prêmio do júri da Cinéfondation, uma das mostras paralelas do Festival.

Aqui estão todos os premiados da 74ª edição do Festival de Cannes:

Palma de Ouro: Titane, de Julia Ducournau

Grand Prix: A Hero, de Asghar Farhadi e Compartment No. 6, de Juho Kuosmanen

Prêmio do Júri: Ahed’s Knee, de Nadav Lapid e Memoria, de Apichatpong Weerasethakul

Melhor Atriz: Renate Reinsve, por The Worst Person in the World

Melhor Ator: Caleb Landry Jones, por Nitram (um P.S.: EU FIQUEI MUITO ANIMADA QUE O CALEB GANHOU)

Melhor Direção: Annette, de Leos Carax

Melhor Roteiro: Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe (O filme também venceu o FIPRESCI, prêmio dado pela imprensa)

Câmera de Ouro: Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović

Palma de Ouro para um Curta-Metragem: Tian Xia Wu Ya, de Tang Yi

Menção Honrosa para um Curta-Metragem: Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci

*Bergman Island da Mia Hansen-Løve não venceu nenhum prêmio, mas segue sendo um dos filmes que estreou no festival que eu estou morrendo de curiosidade para assistir.

Deixe um comentário